Como usar o e-mail marketing para fidelizar clientes

Conquistar novos clientes é um dos principais objetivos de uma empresa. No entanto, ter uma estratégia para fidelizá-los pode gerar economia e crescimento para a sua marca. O e-mail marketing é um ótimo recurso para se relacionar com esses clientes e encantá-los a cada envio. Os disparos têm alto alcance, baixo custo e recursos para personalizar a mensagem.

Quanto mais segmentado, melhor.

O registro dos perfis e dos hábitos de compra dos seus clientes podem te ajudar a construir listas de envio de acordo com os interesses de cada um. Afinal, enviar e-mails que não são do interesse do destinatário é contraproducente. Além da perca de tempo e dinheiro disparando e-mails que não terão retorno, é irritante receber e-mails que não nos interessam, não é mesmo?

Deixe suas mensagens mais humanizadas.

Nenhum consumidor gosta de receber mensagens com uma linguagem extremamente formal. A não ser que sua empresa trabalhe nesses padrões, cuide para que sua mensagem tenha uma linguagem mais humana e menos robotizada. Deixe sua linguagem mais próxima possível do leitor, fazendo com que ele se sinta parte da sua equipe.

Vá além das vendas

É importante mostrar ao seu público que a sua empresa vai além dos produtos, oferecendo também conhecimento e cultura. Mostre que você realmente domina aquele assunto. Se a sua marca trabalha com a venda de DVDs e filmes, por exemplo, envie e-mails dando sugestões de filmes clássicos ou indicados ao Oscar do ano.

Otimize os e-mails para dispositivos móveis

Não é novidade que o mobile tomou conta de todo o universo digital; no e-mail marketing não é diferente. A maior parte das pessoas já acessa seus e-mails pelo celular. Por isso, é de suma importância otimizá-los para smartphones e tablets. Dessa forma, o seu alcance de público será bem maior, e a taxa de abertura dos seus e-mails também aumentará significativamente.