Uma semana após o Facebook anunciar o lançamento de ferramentas para o comércio no Whatsapp, agora é a vez do Google, o gigante das buscas, mostrar que também está investindo seus esforços no varejo.
Durante a conferência anual Google I/O, que aconteceu na última terça-feira (7), a empresa anunciou uma nova ferramenta incorporada ao buscador que usará a câmera do celular como realidade aumentada, permitindo que objetos tridimensionais interajam com o ambiente do usuário por meio da câmera do smartphone. Com a tecnologia, é possível ao internauta testar produtos antes da compra como, por exemplo, visualizar um item de decoração no ambiente por meio da câmera.
Em uma demonstração, uma funcionária pesquisou por tubarão branco. Após clicar na opção de realidade aumentada, a câmera do celular foi acionada e um modelo interativo e 3D de um tubarão branco apareceu na imagem como se estivesse flutuando sobre o palco. Em seguida, a empresa mostrou um vídeo onde o mesmo acontecia com um tênis: depois de buscar pelo produto, o usuário seleciona a ferramenta de realidade aumentada e a câmera do celular é acionada, mostrando um modelo 3D do tênis em tamanho real.
Além de representar um grande avanço tecnológico, esse tipo de ferramenta pode ajudar a reduzir o número de trocas e devoluções de produtos adquiridos em e-commerces, já que o cliente conseguiria provar determinado produto como roupas e itens de decoração, por exemplo antes de finalizar a compra.
De acordo com a empresa a ferramenta não depende de hardware adicional e será implantada inicialmente aos smartphones Pixel e Samsung.
Outra novidade é o desenvolvimento da plataforma Google Lens para agir em parceria com o varejo. No exemplo apresentado durante o evento, o aplicativo identifica automaticamente quais pratos de um menu de restaurante são mais populares ao apontar a câmera para o cardápio. Ao clicar em qualquer um deles é possível ver imagens e mais detalhes sobre o prato, tudo isso na tela do celular. De acordo com a vice-presidente do Google, ainda estão sendo feitas parcerias com lojistas para promover experiências como essas.
É possível que todas as funcionalidades estejam disponíveis no Brasil até o fim deste ano.