Em uma economia cada vez mais movida a dados, novos meios de pagamento vêm ganhando cada vez mais espaço. Uma prova disso é o aumento considerável do numero de pessoas que utilizam carteiras digitais, biometria, dispositivos contactless e QR Codes para efetuar pagamentos.
Um estudo publicado este ano pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) em parceria com a AGP Pesquisas, mostrou que cerca de 80% dos varejistas pretendem adotar aplicativos e QR Codes como formas de pagamento nos próximos 12 meses, graças ao aumento da popularidade deste meio de pagamento entre os consumidores.
De acordo com Eduardo Terra, presidente da SBVC, a relevância desses meios de pagamentos é muito mais cultural que tecnológica. Sua evolução depende do comportamento das próximas gerações de nativos digitais e da sua aceitação de meios de pagamento mais convenientes, integrados ao smartphone ou a wearables
Terra ainda contou que o estudo ouviu representantes dos mais importantes segmentos do varejo nacional. Entre eles, supermercados, moda, eletromóveis, lojas de departamento e food services. Também foram entrevistados mais de 500 consumidores de todo o país, dos quais 91% costumam fazer compras online.